IMPERATIVE_II, Linda Wells

Neste segundo volume, continua-se a ler o mesmo ritmo e a mesma linha da ação que no primeiro. Uma boa parte da história desenrola-se na Escócia e depois no regressoa a casa, à nossa adorada Pemberley.

Em toda a narrativa, vê-se bem a construção do pensamento do Darcy e da Lizzy. Sentem-se as angústias deles dois de uma forma tremenda. Eu, pelo menos, senti. Vê-se também de onde vem, afinal, o tão famoso orgulho Darcy. It defenitely runs in the family. 🙂

A estrutura que é montada entre o passado e o presente, entre uma ação e as suas consequências. Ve-se, neste volume, esses temas muitíssimo bem retratados. Ao par destas frustrações/dores/arrependimentos/“e ses?” surge a questão de doenças ligadas a vícios diferentes (alcool/ópio)e o que estes fazem de nós; o que nós deixamos que “eles” façam; e o que nos acontece quando nós nos livramos deles. Tem passagens (lá mais para o fim) verdadeiramente emocionantes sobre a ligação a um vício: a dúvida, o desespero e a sensação de que tudo acabou. Lindos parágrafos!

Mesmo sendo uma personagem não muito forte em quase todos os “what if’s” de Orgulho e Preconceito (já agora… já o tinha visto, mas não lhe tinha prestado dado a devida atenção: http://www.youtube.com/watch?v=GPpfb3_EFtQ&feature=related) a Miss Darcy toma praticamente o center stage nesse volume e tem um papel de come together with her past que é muito humano. Demorado, mas humano.

Surgem novas personagens e, finalmente, vemos o Colonel Fitzwilliam apaixonado. É muito engraçado imaginá-lo assim (ele, o da versão de 1995: http://www.youtube.com/watch?v=KDtwzqfLIXk&feature=related – 6:10”). Pena é que, o livro acabe e fiquemos com a sensação que falta algo mais. Muito mais. A história que é iniciada no volume I é fechada. Mas eu fiquei a querer saber muito mais das restantes persongens: será que os primos vão se “apaixonar”? A minha dúvida mais persistente. 🙂

Por mais que eu queira, não dá para separar os dois volumes. Sugiro que leiam o volume I, em primeiro lugar, pois o contínuo da história do Vol. II, tem muito das suas causas no I.

Se vos apetecer …

https://thewayireadit.wordpress.com/2012/05/15/imperative_i-linda-wells/

ou

http://www.amazon.com/Imperative-Volume-Tale-Pride-Prejudice/dp/1468190636/ref=la_B001HO7GTQ_1_2?ie=UTF8&qid=1340046523&sr=1-2.

Advertisements

Leave a comment

Filed under JaneAusten's

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s