DE NOME ESPERANÇA, Margarida Fonseca Santos

http://www.leya.com/gca/?id=388

Psicadélico!

O avançar da história, o registo narrativo e o diarístico(anual, para ser precisa) confunde, como se confundem as personagens/vozes com as nossas próprias vozes (que por vezes calamos).

Há, por vezes, passagens que me reportariam para a voz da própria escritora e os seus conflitos de escrita e não tanto como os conflitos de uma personagem no seu contexto ficcional. Mas, eu não conheço a escritora a esse nível, logo não posso inferir tal coisa. É apenas uma sensação que tenho.

Tem um desenrolar muito peculiar. Faz-nos pensar em tudo e ao mesmo tempo, faz-nos não querer pensar em nada. Tem um final lógico para o que se lê até lá. Eu não esperaria nada de diferente do que foi. Lembrem-mo-nos que nem sempre se é “doido” por vontade ou por maleitas mas sim por circunstâncias da vida. E, seremos, mesmo assim, “doidos” sem o termo ser o termo correcto.

Vale a pena ler! Mesmo! Põe-nos a pensar sobre o que esperar daquilo que nunca esperamos ou esperávamos. É a última a morrer…

Advertisements

1 Comment

Filed under Around my library

One response to “DE NOME ESPERANÇA, Margarida Fonseca Santos

  1. Obrigada pelo carinho pelo livro. E tem razão – a ideia é deixar-nos a sentir a “loucura”, pôr a vida em causa… Deixo-lhe um grande abraço

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s